
Apresentação
“A intuição é o tesouro da psique … Ela é como uma velha sábia que está sempre com você, que lhe diz exatamente qual é o problema, que lhe diz exatamente se você deve virar à esquerda ou à direita” Clarissa Pinkola Estés
Nessa vivência vamos costurar do zero uma bonequinha com base em um lindo conto tradicional. Durante o processo de confecção, eu vou guiar o participante a entrar em contato com as dificuldades atuais, e vou conduzi-lo a descobrir os instrumentos internos que ele já possui, para então superá-las. Junto com esse processo de retorno ao seu amoroso e acolhedor lar interior, vamos invocar na boneca o seu poder, transformando-a em um poderoso amuleto que será nosso guia e proteção.
| Data | de 19 à 22 de setembro de 2024 |
| Local | Petrópolis |
| Valor | R$ 980 + os custos de acomodação e alimentação |
Para quem é esta vivência?
Essa vivência é direcionada àqueles que desejam fazer as pazes consigo, com o seu passado, entrando em contato com as emoções mais profundas, e assim, abrindo novas possibilidades e caminhos na sua história, através das artes manuais. Não é necessário conhecimento ou habilidade em nenhuma técnica manual (costura, bordado, etc).

Origem
Em determinado momento, a conexão com a nossa ancestralidade passou a ser estéril e utilitarista e apesar das técnicas manuais ainda estarem presentes no nosso dia a dia, a corrente que conecta mestre e aprendiz se perdeu e com ela o coração do fazer manual. A busca por aprender as artes manuais é, mais do que o aprendizado de uma habilidade, um resgate desse vínculo. Felizmente, essa cultura ainda está viva em algumas famílias que ainda costuram, bordam, pintam, tricotam e se dedicam a ensinar às novas gerações as diversas formas de arte manual que compõem a tradicional forma de expressão ancestral de nosso povo. É esse resgate e valorização não somente da arte, mas do indivíduo que a expressa, que estamos intencionando nessa vivência.

Carina Uchoas
Sou filha e neta de artesãs manuais e carrego em mim a vontade constante de costurar, bordar, tricotar como aprendi com minhas ancestrais como forma de me expressar. Sou Yogaterapeuta e ao longo da minha caminhada dentro no universo das terapias, fui compreendendo como as artes manuais ajudam no processo de autoconhecimento e autocuidado e na construção de uma forma de expressão única (saiba mais).



