A saudação ao sol é uma sequência de posturas (āsanas) geralmente feitas no início da prática de Yoga. São movimentos extremamente belos que, como o próprio nome diz, são uma saudação à inteligência que sustenta o sol, com toda a profundidade de seu significado. É uma espécie de oração com o corpo que nos ajuda a entrar nesse clima de meditação do qual é feita toda a prática, estimulando a sensibilidade e a concentração.
Um dos motivos para iniciar a prática com essa saudação é que ela movimenta o corpo em todas as direções preparando para as posturas seguintes. A coluna se movimenta pra frente e pra trás com as flexões e as extensões e se alonga criando espaço entre as vértebras. Há um aumento do tônus muscular das pernas e braços ao mesmo tempo em que esses músculos se alongam. A circulação sanguínea se torna mais ativa melhorando a distribuição do sangue por todo o corpo. Fazer a saudação ao sol produz uma sensação de paz e alegria e por isso começar o dia com alguns ciclos é extremamente benéfico e prazeroso.
Depois de um tempo praticando junto com um professor que ajudará com os ajustes em cada uma das posturas, você pode começar a colocar essa prática em seu dia-a-dia. Uma sugestão é fazer inicialmente 2 ou 4 ciclos com movimentos mais lentos e ir aumentando o ritmo de forma gradual. Dessa forma, você poderá fazer os primeiros ciclos com algumas respirações em cada postura e os demais ciclos coordenando a respiração com os movimentos do corpo. A saudação ao sol é um excelente treino para aqueles que estão começando a praticar e possuem alguma dificuldade em coordenar a respiração com os movimentos corporais.
Lembre-se que o Yoga deve ser aprendido através de um professor que deverá avaliar a necessidade de cada aluno individualmente e orientar as adaptações necessárias a cada caso. Procure um professor e conheça essa prática milenar.

