Nova estação, novo ciclo – outono

A cada mudança de estação a natureza nos dá a chance de rever a forma como estamos conduzindo nossas vidas. Essas mudanças de ciclo nos abrem novas possibilidades se estivermos atentos aos ritmos da natureza e do próprio corpo. Especialmente nesse período entre verão e outono em que os dias se tornam mais curtos, o calor vai abrandando e um vento friozinho começa a aparecer com mais freqüência. Junto com essas mudanças o corpo começa a pedir introspecção. Quanto mais sensível vamos ficando em relação ao cuidado com o corpo mais somos capazes de ajustar o ritmo do corpo-mente à vibração da natureza. A prática de Yoga nos ajuda nesse processo, cuidando do corpo e da mente criamos novos hábitos que nos trazem saúde e nos harmoniza com o Universo. É claro que esse é o passo inicial e não o fim da prática, mas é um passo muito importante na caminhada.

Nos períodos de troca de estações ajustamos cada ação preparando o corpo às novas temperaturas e condições externas. Na prática de Yoga não é diferente: com dias mais frios a prática deve trazer mais calor ao corpo e os movimentos iniciais devem prepará-lo para receber bem esses movimentos. Podemos incluir mais ciclos de saudação ao sol, por exemplo, e incluir respiratórios (prāṇāyāmas) e purificações (kriyās) que ajudem a elevar a temperatura do corpo no início e no final da prática, como o kapālabhāti, bhastrikā e o nauli. O ujjāyi prāṇāyāma é essencial nesses dias ao longo de toda a prática, ajudando na manutenção do calor do corpo e no controle do ritmo. É recomendado usar agasalhos ou mantas durante o yoganidra e durante as meditações para manter a energia gerada na prática. Todos esses cuidados ajudam o corpo-mente a ter o conforto e a estabilidade necessários para a prática. Além disso, treinam a nossa percepção sutil a ouvir o corpo e compreender o que ele precisa a cada instante. Já que tanto o corpo como as condições externas ao corpo mudam a todo momento, é muito importante aprender a escutar e realizar ações conscientes, alinhando-as ao que o corpo precisa.

Essa observação é então levada para o nosso cotidiano. O Ayurveda, medicina tradicional indiana, traz uma série de cuidados para a saúde e esses cuidados são acompanhados dessa observação. Assim, intuitivamente aquelas pessoas que sentem frio, que tem a pele seca e desconforto com o vento já carregam seus agasalhos pra onde quer que vão, além de caprichar na hidratação da pele. Os calorentos vão sentir um alivio do calor do verão e os que têm a pele oleosa também se beneficiarão com o clima mais seco. Sentiremos menos vontade de comer alimentos frios e um desejo maior por sopas, caldos e chazinhos. Ouça seu corpo e capriche nessa dieta mais quentinha respeitando o seu biotipo e observando o que cada alimento traz para você.

Esse é um momento em que a extroversão do verão dá espaço para a introversão própria do outono-inverno. O corpo que antes pedia pra acordar cedo e fazer muitas tarefas ao longo do dia agora se torna mais lento, compatível com os dias mais curtos que virão. A mente que desejava sair de casa com maior freqüência procurando lugares abertos e movimentados, agora pede mais tempo para ficar consigo mesma. Aproveite esse espaço para se dedicar às praticas meditativas e contemplativas, a estreitar as relações familiares e priorize ações que tragam acolhimento a você e às pessoas mais próximas.

A mudança do verão para o outono é uma oportunidade de rever a vida, as escolhas e objetivos. Esse é o momento de dedicarmos maior tempo à reflexão sobre o que queremos, sobre os nossos valores, o que agrega valor à nossa caminhada e eliminar tudo o que já não nos serve mais, todo o excesso, todo o peso que carregamos. É hora de reciclar os conceitos, quebrar condicionamentos e ficar apenas com o que nos dá força na caminhada. Assim como as árvores perdem as folhas para florescer no futuro, temos a oportunidade de deixar pra trás o que não nos cabe mais, para nos preparar para o nosso florescimento.

Muita saúde e uma boa mudança de estação pra todos nós. Que esse momento seja enriquecedor!

Deixe um comentário