Halāsana

Também conhecido como postura do arado o halāsana é geralmente executado após a invertida sobre os ombros, o Sarvāṅgāsana. Muitos praticantes sentem medo ao executar tanto as posturas de inversão como esse āsana. Entretanto, além de sua execução ser extremamente simples, ele traz uma sensação de bem estar quando feito com consciência e atenção.

Podemos executá-lo a partir da invertida sobre os ombros. Deitado de costas, com as mãos ao lado do corpo, eleve as pernas deixando os pés paralelos ao teto. Na seqüência, erga o quadril e apoie as mãos na região pélvica. Nesse momento, o peso do corpo está distribuído nos braços. A partir daí, leve as pernas para trás lentamente até tocar com os pés no chão. Nesse ponto você pode deixar as mãos ao lado do corpo ou levá-las para trás segurando os pés. Pode ainda afastar os pés em movimento de abertura pélvica segurando-os com as mãos. Permaneça apenas o tempo que estiver confortável, com atenção ao movimento da respiração. Como em qualquer āsana, ao sentir qualquer alteração na respiração que indique desconforto ou desequilíbrio interrompa a execução da postura. Ao retornar, vá desenrolando a coluna lentamente, posicionando uma vértebra por vez no solo.

Pessoas com pouca flexibilidade na musculatura lombar e nas pernas não devem querer logo chegar à postura final. Cuidadosamente podem ir aproximando os pés do chão evitando distensões musculares. Caso você tenha pouca flexibilidade nos músculos das pernas, pode flexionar os joelhos e aproximar os pés do chão com suavidade, sem forçar demasiadamente. Outra possibilidade é se posicionar no sentido contrário à parede e ir caminhando com as solas dos pés na parede, descendo lentamente, no limite do seu corpo. A prática de Yoga deve ser feita com movimentos cuidadosos e atentos, ouvindo o que o corpo pede e pode te dar.

Essa postura faz uma massagem natural em toda extensão da coluna vertebral, trazendo flexibilidade a ela. Atua na regulação das funções da glândula da tireóide e tonifica os nervos raquidianos na região da nuca. Fortalece os músculos das costas e abdômen contribuindo para a regulação dos órgãos internos, especialmente os intestinos. Ao executar a postura o praticante sente uma sensação de bem estar e energia imediatos.

Essa postura NÂO é indicada para pessoas com problemas na coluna cervical, gestantes que sentem desconforto nas invertidas, pessoas com glaucoma ou enxaqueca. Embora seja de fácil execução, pode trazer incômodo em qualquer parte do corpo, que deverá ser supervisionada por um professor. A descrição acima tem o intuito de aprimorar a técnica do praticante e não substitui a presença de um professor.

Boas práticas!

Deixe um comentário